RECIFE RECEBE EXPOSIÇÃO DO PROGRAMA MONUMENTA

by

O Recife recebe, a partir desta terça-feira (08), no hall do Paço Alfândega, a exposição do Monumenta, programa de recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro, executado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A exposição fica aberta ao público até 30 de abril, diariamente das 10h às 22h, e aos domingos das 12h às 20h.

A exposição do Monumenta já passou por várias cidades, como Salvador (BA), São Francisco do Sul (SC), Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), Diamantina (MG), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS), Rio de Janeiro (RJ) e participou da 7ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Com 48 painéis, a mostra apresenta os resultados do Monumenta. No Recife, a Prefeitura já realizou a reforma do Cais da Alfândega, da Igreja da Madre de Deus e a requalificação de um conjunto de vias no entorno da rua da Moeda. Estão previstos, ainda, a recuperação de mais sete ruas e do edifício Chanteclair.

O Monumenta tem, também, financiamentos disponíveis para reforma de imóveis privados no Bairro do Recife. Em Olinda, as intervenções beneficiam locais como o Fortim do Queijo, o largo e igreja do Rosário, o Largo do Varadouro, a praça e igreja do Carmo, a rua Saldanha Marinho e o Largo da Conceição.

Balanço – As intervenções priorizam a conservação de sítios e conjuntos históricos urbanos. Ao todo, são 26 cidades beneficiadas com 168 obras; 15 municípios apoiados na elaboração de seus Planos Diretores e de Conservação, em parceria com os ministérios das Cidades e do Turismo; e 929 imóveis privados selecionados para financiamento de restauração.

O Programa também apoiou um total de 52 projetos de promoção de atividades econômicas em sítios históricos, bem como a formação de 34 mestres artífices em restauração, treinados no Centro Europeu de Veneza, na Itália, além de realizar seminários de treinamento para as equipes locais de gestão.

Educação – Foi ainda com apoio do Monumenta que se implantou o Sistema de Informação para o Patrimônio (SIP), foram selecionados três núcleos de educação profissional – no Rio de Janeiro, em Ouro Preto e Olinda – e se completaram nove Inventários Nacionais de Bens Imóveis, totalizando cerca de cinco mil edificações inventariadas. O Programa também disponibilizou recursos para 22 iniciativas de formação e capacitação profissional em 21 cidades, beneficiando 1.700 pessoas, além de promover a criação de 21 Fundos Municipais de Preservação.

Serviço
Exposição do Programa Monumenta
Onde: Hall do Paço Alfândega, Bairro do Recife
Quando: Abertura na terça-feira, 8 de abril, às 19h. Visitação até 30 de

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: